quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

O que é que a Bahia Tem?


Quinta-feira, dia da Festa do Bonfim...Se eu pudesse escolher onde amarrar minha rede hoje, com certeza seria num coqueirinho em terras baianas. Hoje eu tô com uma "invejinha branca" desse povo... queria ver de perto, participar dessa festa tão bonita que acontece por lá.

Pra quem não sabe:
"A Lavagem do Bonfim é uma das festas populares mais tradicionais da Bahia. A celebração de cunho religioso acontece na segunda quinta-feira depois do Dia de Reis, no mês de janeiro, quando milhares de pessoas acompanham o tradicional cortejo de baianas da Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio, até o alto do Bonfim, para lavar com vassouras e água de cheiro as escadarias e da Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, na cidade baixa.

Com o tempo, a lavagem ganhou ares profanos e promove a concentração de milhares de pessoas durante todo o percurso, em busca da proteção das águas perfumadas para limpeza do corpo e da alma. No final tudo se transforma em uma grande festa de rua."


Tenho um bem querer gratuito por gente baiana. Acho que é porque me lembro de Caetano, Gal, Bethânia, Gil, Jorge Amado...dessa gente tão cheia de axé, tão cheia de charme, e talento. Um dia eu vou amarrar minha rede por lá e descobrir de uma vez o que é que a Bahia tem! =)

É, mas como diz meu tio, Paulinho Black:" vamor falar em jangada que é pau que bóia". O dever me chama e eu já estou aportando dessa minha "viagem" (rs..). De volta ao Rio de Janeiro, e encerrando o post com um sambinha classico do Carnaval carioca:

"Sonhar não custa nada O meu sonho é tão real Mergulhei nessa magia Era tudo que eu queria Para ese carnaval.Deixe a sua mente vagar Não custa nada sonhar Viajar nos braços do infinito Onde tudo é mais bonito Nesse mundo de ilusão Transformar o sonho em realidade E sonhar com a mocidade E sonhar com o pé no chão..." {Samba de 1992 da Mocidade Independente de Padre Miguel}

Fui que fui...eu e minha rede...
Inté um novo dia de preguiça e quimeras...Asé!!!

Nenhum comentário: