sábado, 19 de janeiro de 2008

Eu e o Samba...



Dia desses estava eu conversando com um amigo sobre como o samba tem mexido de modo diferente comigo, desde o ano passado até hoje.

Esse ritmo sempre se fez presente na minha vida. E também não poderia ser diferente, carioca que sou.
Se eu for parar pra pensar, não tem como desvincular o samba de mim, é algo que "faz parte"!
Ele já estava lá...
Eu ainda guria, na casa da vovó (onde passei parte da minha infância), nas festinhas de família sempre regada a cerveja e batuque. Ainda trago a lembrança: meu tio Paulinho na cuíca, os garotos na roda cantarolando partido alto, minhas tias na cozinha sambando e preparando a comilança para a festa e, sempre insistindo para que eu e as meninas mostrássemos no pé tal qual passistas mirins. (rs..)
E assim todo ano, todo mês de carnaval era esperado com ansiedade. Meus tios desfilavam na escola de samba do bairro (quando a União da Ilha ainda pertencia ao grupo especial). A gente se reunia a frente da TV pra curtir a magia dos desfiles de Carnaval, e claro sempre atentos na expectativa de conseguir enxergar nossos tios em meio aquela mutidão de foliões.

O samba "faz parte"...e mesmo na minha fase mais Legionária e Cazuziana lá pelos 14 anos, o samba ainda estava lá, as vezes a contragosto...(rs)
E hoje, eu que nunca soube sambar, que nunca curti o agito, que sempre ficava escondidinha a observar, que até desdenhei o samba (eu que "era sempre aquela bossa nova-em-noite-de-garfieira")...
Eu agora não tenho ouvido outra coisa!
...

No ano passado compareci inumeras vezes aos ensaios do Salgueiro, visto que o meu irmão e os amigos concorriam com um samba na academia da vermelho e branco. Ano passado também comprei o novo cd da Maria Rita , 'Samba Meu que não consigo parar de ouvir. Depos ganhei o cd e me dei de presente de Natal o dvd do Diogo Nogueira (Geeenteeee que homem é esse?!Ô...E aquela voz ao pé do ouvido o que não deve ser heim?! rs Mas voltando ao samba...) tô mesmo ficando viciada! E pra completar tem Mart'nália minha grande descoberta desse ano.
E a coisa não parou por aí porque em se tratando de música, quando eu gosto, viro estudiosa...A gente descobre um nome aqui outro ali e se depara com jóias raras: Jovelina Perola Negra, João Nogueira, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Sombrinha, Candeia, Dª Ivone Lara, Zé Keti, Teresa Cristina & Grupo Semente...


Sinceramente, eu fico feliz com esse meu acertar de contas com as minhas raízes. Porque tem coisas das quais não adianta fugir. E eu posso até continuar "doente do pé", mas "ruim da cabeça" nunca mais! (rs..)

Por isso, a minha dica pra esse sábado é: Curta um samba hoje!


"Pode chegar que a festa vai é começar agora
E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração, sua presença de irmão
Nós precisamos de você nesse cordão
Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa
Vamos limpar o salão, para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução
Da unidade vai nascer a nova idade
Da unidade vai nascer a novidade
E é prá chegar sabendo que a gente tem o sol na mão
E o brilho das pessoas é bem maior, irá iluminar nossas manhãs
Vamos levar o samba com união, no pique de uma escola campeã
Não vamos deixar ninguém atrapalhar a nossa passagem
Não vamos deixar ninguém chegar com sacanagem
Vão'bora que a hora é essa e vamos ganhar
Não vamos deixar uns e outros melar
Eô eô eá, e a festa vai apenas começar
Eô eô eá não vamos deixar niguém despersar (o homem falou)"
{'O Homem Falou' - Maria Rita- composição: Gonzaguinha}

Ahh, amanhã eu vou na casa da minha avó. Vai rolar um churrasco pra comemorar o aniversário do meu tio Paulinho (que foi nessa quinta-feira 17), e adivinha o que não vai faltar???

Nenhum comentário: