Dia desses estava eu conversando com um amigo sobre como o samba tem mexido de modo diferente comigo, desde o ano passado até hoje.
Esse ritmo sempre se fez presente na minha vida. E também não poderia ser diferente, carioca que sou.
Se eu for parar pra pensar, não tem como desvincular o samba de mim, é algo que "faz parte"!
Ele já estava lá...
Ele já estava lá...
Eu ainda guria, na casa da vovó (onde passei parte da minha infância), nas festinhas de família sempre regada a cerveja e batuque. Ainda trago a lembrança: meu tio Paulinho na cuíca, os garotos na roda cantarolando partido alto, minhas tias na cozinha sambando e preparando a comilança para a festa e, sempre insistindo para que eu e as meninas mostrássemos no pé tal qual passistas mirins. (rs..)
E assim todo ano, todo mês de carnaval era esperado com ansiedade. Meus tios desfilavam na escola de samba do bairro (quando a União da Ilha ainda pertencia ao grupo especial). A gente se reunia a frente da TV pra curtir a magia dos desfiles de Carnaval, e claro sempre atentos na expectativa de conseguir enxergar nossos tios em meio aquela mutidão de foliões.
O samba "faz parte"...e mesmo na minha fase mais Legionária e Cazuziana lá pelos 14 anos, o samba ainda estava lá, as vezes a contragosto...(rs)
E hoje, eu que nunca soube sambar, que nunca curti o agito, que sempre ficava escondidinha a observar, que até desdenhei o samba (eu que "era sempre aquela bossa nova-em-noite-de-garfieira")...
Eu agora não tenho ouvido outra coisa!
...Eu agora não tenho ouvido outra coisa!
No ano passado compareci inumeras vezes aos ensaios do Salgueiro, visto que o meu irmão e os amigos concorriam com um samba na academia da vermelho e branco. Ano passado também comprei o novo cd da Maria Rita , 'Samba Meu que não consigo parar de ouvir. Depos ganhei o cd e me dei de presente de Natal o dvd do Diogo Nogueira (Geeenteeee que homem é esse?!Ô...E aquela voz ao pé do ouvido o que não deve ser heim?! rs Mas voltando ao samba...) tô mesmo ficando viciada! E pra completar tem Mart'nália minha grande descoberta desse ano.
E a coisa não parou por aí porque em se tratando de música, quando eu gosto, viro estudiosa...A gente descobre um nome aqui outro ali e se depara com jóias raras: Jovelina Perola Negra, João Nogueira, Paulinho da Viola, Arlindo Cruz, Sombrinha, Candeia, Dª Ivone Lara, Zé Keti, Teresa Cristina & Grupo Semente...
Sinceramente, eu fico feliz com esse meu acertar de contas com as minhas raízes. Porque tem coisas das quais não adianta fugir. E eu posso até continuar "doente do pé", mas "ruim da cabeça" nunca mais! (rs..)
Por isso, a minha dica pra esse sábado é: Curta um samba hoje!
"Pode chegar que a festa vai é começar agora
E é prá chegar quem quiser, deixe a tristeza prá lá
E traga o seu coração, sua presença de irmão
Nós precisamos de você nesse cordão
Pode chegar que a casa é grande e é toda nossa
Vamos limpar o salão, para um desfile melhor
Vamos cuidar da harmonia, da nossa evolução
Da unidade vai nascer a nova idade
Da unidade vai nascer a novidade
E é prá chegar sabendo que a gente tem o sol na mão
E o brilho das pessoas é bem maior, irá iluminar nossas manhãs
Vamos levar o samba com união, no pique de uma escola campeã
Não vamos deixar ninguém atrapalhar a nossa passagem
Não vamos deixar ninguém chegar com sacanagem
Vão'bora que a hora é essa e vamos ganhar
Não vamos deixar uns e outros melar
Eô eô eá, e a festa vai apenas começar
Eô eô eá não vamos deixar niguém despersar (o homem falou)"
Eô eô eá não vamos deixar niguém despersar (o homem falou)"
{'O Homem Falou' - Maria Rita- composição: Gonzaguinha}
Ahh, amanhã eu vou na casa da minha avó. Vai rolar um churrasco pra comemorar o aniversário do meu tio Paulinho (que foi nessa quinta-feira 17), e adivinha o que não vai faltar???